Eu não gosto de número ímpar

E ninguém morre em ano que termina em quatro. Não perto de mim.

Carla Leonardi
rascunhando

--

Eu não gosto de número ímpar, nunca gostei. Por isso, é claro, também não gosto de ano ímpar. Especialmente, não gosto do número 3. Nada a ver com o 13 em si — esse, confesso, me traz bons presságios. O problema é todo o resto. 2013 não foi um bom ano. De 2003 não me lembro muito, embora tenha a lembrança de não ter gostado dos meus 13 anos. De 1993, não faço a mais vaga ideia. Que seja! Três é ruim de pronunciar, é feio de escrever e não combina com coisa boa. Mas não posso reclamar (posso, mas não vou) de 2023. Foi bom, sim, apesar de ímpar e apesar de 3.

Lembro de uma vez ter ouvido minha mãe dizer que ano par trazia sorte. Acho que isso ficou gravado no meu inconsciente meio consciente e até hoje tenho essa ideia boba. Boba, sim, porque eu aprendi que, na verdade, ano bom é ano em que ninguém morre. É assim, sim. Ano bom é ano em que não tem velório pra ir.

[Você já tomou café de velório? São sempre doces, horripilantemente doces. Daqueles que colocam açúcar na água fervida antes de passar o pó no coador.]

Minha mãe sempre disse, também, que agosto é mês de desgosto. Eu nunca dei ouvidos, até descobrir que ela estava certa. É verdade. Agosto de ano ímpar, então, meu deus. Mas pior ainda, e sempre dá pra ficar pior, é agosto em ano ruim disfarçado de ano par — aquele em que não era pra ninguém morrer, mas morre. Sabe?

Eu tento burlar agosto marcando viagem de férias, tomando sorvete e andando no sol. Vou pra praia bonita, molho o pé na água salgada, fico com a cara chega de sarda e repito que dessa vez, não.

Photo by Óscar Salgado on Unsplash

Mas quatro é número par, número bonito, daqueles que dão gosto de falar. Quatro é número de sorte, de coisa boa, de notícia feliz. Ninguém morre em ano que termina em quatro. Não perto de mim. Ano quatro nem precisa de praia pra exorcizar má sorte. Ainda assim, não custa nada garantir. De minha parte, nem é agosto e a cara já está cheia de sardas.

Feliz ano par, leitor.

__________________

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — e deixe o seu comentário!❤

--

--

Carla Leonardi
rascunhando

Jornalista e leitora inveterada. Conversando sobre livros no Instagram @ca.leonardi